Saltar para o conteúdo principal

O nosso designer

Bruno Mathsson

Com os seus designs excecionais e um foco no conforto e na qualidade, Bruno Mathsson criou clássicos de mobiliário que são apreciados por gerações. Ninguém teve um impacto maior no design moderno de mobiliário sueco do que Mathsson.

O sentar confortavelmente é uma arte, mas não devia ser. Fazer mobiliário para sentar deve ser uma arte tão superior que sentar nele não precisa de ser uma arte.

Bruno Mathsson

A história de Bruno Mathsson

É DIFÍCIL IMAGINAR onde o design sueco estaria hoje sem o arquiteto e designer Bruno Mathsson. Considerado por muitos como um dos maiores designers de mobiliário do século 20, Mathsson ajudou a inaugurar o estilo sueco moderno e influenciou gerações de designers com o seu foco no conforto e na qualidade. Nascido na cidade de Värnamo em 1907, ficou claro no início da sua vida que iria seguir o seu próprio destino. Era um entusiasta da boa forma física e um banhista de inverno que passou grande parte do ano a dormir ao ar livre numa cama especialmente construída. Para lidar com o frio, usava um chapéu voador forrado com seda de balão. O seu amor pela natureza influenciou diretamente os seus designs. Gostava de usar materiais naturais, incluindo linho, couro e madeira. Não encontrará muitos ângulos retos nos designs de Mathsson. Em vez disso, as suas criações orgânicas foram cuidadosamente moldadas para se ajustarem ao corpo humano. Para criar a curva perfeita para uma cadeira, por exemplo, sentou-se num monte de neve e estudou a forma deixada pelo seu corpo.

A INTERAÇÃO entre os seus móveis e as pessoas que os utilizam continuou a ser importante ao longo da sua carreira. Mathsson e Eric Ljung da DUX conheceram-se na década de 1950 e tornaram-se amigos. Mathsson e a DUX embarcaram numa estreita parceria criativa nos anos 1960 e 1970. Mathsson dedicou muito do seu tempo à investigação e ao desenvolvimento. Chamava-lhe "o mecanismo de sentar". Isto resultou em mobiliário criado com uma dedicação intransigente à forma e à função. Na DUX, temos a honra de produzir as nossas cadeiras Jetson, Pernilla, Karin e Ingrid desde 1969. Atualmente são conhecidos em todo o mundo pela sua excecional elegância e conforto. "O mobiliário tem de ser produzido com uma tal competência que sentarmo-nos nele não envolva qualquer tipo de competência," afirmou Bruno Mathsson. A adesão a esta afirmação resultou numa gama de mobiliário icónico que será adorada por gerações.

1907
Bruno Mathsson nasceu em Värnamo.

1930
Mathsson apresenta uma cadeira barroca numa exposição em Värnamo e recebe um prémio. Gasta o dinheiro a viajar até Estocolmo onde ganha inspiração.

1937
Mathsson faz a sua estreia internacional no pavilhão sueco na exposição de Paris. É criado o termo Modernismo Sueco.

1944
Mathsson concebe a cadeira Pernilla, com o nome da jornalista Pernilla Tunberger.

1948–49
Mathsson e a sua mulher Karin viajam para os EUA, onde conhecem Charles e Ray Eames, Hans e Florence Knoll, Marcel Breuer e Frank Lloyd Wright.

1966
A cadeira Jetson é produzida, um design único com um assento suspenso.

1969
A cadeira Karin é lançada e é um sucesso imediato.

1984
É estabelecido o Prémio Bruno Mathsson

Mobiliário DUX concebido por Bruno Mathsson

Outros designers da DUX